Feeds RSS

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Acampamento Sinodal com Criatitude...


terça-feira, 18 de outubro de 2011

VII Olimpíada Sinodal da JE do Rio dos Sinos



Este ano a Olimpíada Sinodal da JE do Rio dos Sinos, organizada pelo COSIJE, contou com um toque especial: o tema Criatitude. Durante um final de semana estiveram reunidos cerca de 210 jovens de 14 JEs, disputando diferentes modalidades de esportes, além de uma gincana.
Em uma das atividades os jovens foram desafiados a criar um projeto sustentável para aplicar nas suas próprias comunidades. Chamou a atenção que dois grupos de JE escolheram a criação de um compostário, uma espécie de horta em que são enterrados resíduos orgânicos para decomposição. Ambos projetos serão implantados no próprio terreno da comunidade, e servirão de auxilio na destinação de parte dos resíduos orgânicos produzidos pela comunidade. Projetos como este demonstram as inúmeras possibilidades de idéias simples que podem transformar o nosso realidade em uma muito mais sustentável.
Além disso, através de uma das atividades propostas, um grupo desenvolveu um lindo trabalho, criando o boneco do Criatitude através de materiais reciclados, como jornal, garrafa pet, flores, caixinha tetra park, entre outros.
A Noite de Talentos também foi marcante, contando com apresentações das JEs, e tendo inclusive um leilão de uma camiseta produzida pela Justa Trama¹, e cujos recursos foram destinados a um projeto social.
Um dos pontos altos da Olimpíada foi a presença da RBS TV, filiada da Rede Globo no Estado, que produziu uma matéria sobre o projeto Criatitude e sobre as Olimpíadas. A matéria pode ser conferida neste link: http://www.youtube.com/watch?v=fZksEberduQ
Foi, sem dúvida, uma Olimpíada diferente das outras. Parafraseando as palavras do Pastor Gil, quando os jovens juntam-se na competição por um mundo sustentável, todos nós somos vencedores.

¹ Justa Trama é a marca de uma cadeia ecológica do algodão solidário, da qual participam trabalhadores(as) que integram empreendimentos da economia solidária de diversas regiões do Brasil. 





segunda-feira, 10 de outubro de 2011

De onde vem o lixo produzido no mundo?

Olá criatituteir@s,

Você sabe de onde vem o lixo produzido no mundo?

Esta matéria nos ajuda a entender:

http://www.estadao.com.br/especiais/de-onde-vem-o-lixo-produzido-no-mundo,148028.htm


Vamos lá criatituteir@s, com atitudes conscientes, cuidar da criação!

Retiro de criatituteir@s


Nos dias 23 e 24 de setembro os confirmandos e confirmandas da Paróquia Martin Luther - Progresso - Blumenau, estiveram em retiro e vivenciaram a cartilha CRIATITUDE. A coordenação diz que "o encontro foi muito divertido e repleto de construção de conhecimento. O pessoal gostou muito da cartilha e está ancioso para ver as fotos deles no Blog."

Iniciativas como estas são muito importantes para o cuidado da criação!

E você o que já fez? Mande suas ações para jaime@fld.com.br 

Vamos lá criatituteir@s, vamos com atitudes conscientes cuidar da criação!

Veja algumas fotos :) 








Fotos e informações enviadas por: Katilene Willms

Download: Cartilha Criatitude