Feeds RSS

sábado, 17 de setembro de 2011

Cosije apresenta Criatitude para Presidência da IECLB

Na sexta-feira, dia 16, à noite, integrantes do Conselho Sinodal da Juventude Evangélica do Sínodo Rio dos Sinos apresentaram a cartilha Criatitude na reunião da Presidência com os pastores e presidentes sinodais.

Uma curta cena de teatro mostrou a dificuldade que muitas vezes os jovens e as jovens enfrentam na sociedade para realizarem ações construtivas - mas que os espaços existem e podem ser construídos, especialmente quando existe união em um grupo.

No final, os integrantes do Cosije agradeceram ao pastor presidente, Nestor Friedrich, e à secretária de Formação, Débora Raquel Klesener Conrad, o apoio recebido para a proposta Criatitude. A parceria com a equipe da Fundação Luterana de Diaconia também mereceu destaque.

A cartilha foi muito bem recebida. Agora, fica com os e as jovens da IECLB a tarefa de aceitar o desafio e responder ao chamado proposto, levando a um público mais amplo exemplos de cuidado com a Criação.

Vamos lá - Criatitude!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Lançamento...

O Mês de Missão será lançando na reunião dos pastores sinodais da IECLB no dia 16 de setembro as 19:30, na cidade de São Leopoldo. Este lançamento quer ser mais uma motivação para que as juventudes tenham mais ações de criatitude em seus sínodos.
Vamos lá criatituteir@s, vamos com atitudes conscientes cuidar da criação.

Confira o vídeo do lançamento em nosso blog e no site da www.est.edu.br 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Poetizando o Criatitude...


Se você quiser que o mundo mude,
Então tenha atitude!

E tenha cautela, não se ilude,
Que as forças do consumo gigantes são!

Mas vamos, lá, unidos e criativos,
Conscientes e inventivos
Derrotadas com certeza serão.

Criatitude, Criatividade,
Atitude no Planeta que geme

Sujeira nos rios, aterro no açude,
Bafo na planície, temporal na altitude...

O Criador tudo perfeito deixou;
O Salvador tudo completou,
O Espírito sobre as águas soprou...

Por isso, cole nessa idéia
Grude nessa caravana.
Ei, Juventude,
CRIATITUDE!



Por P. Paulo Sergio Einsfeld

Eu sei, mas não devia


Marina Colasanti

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

Texto enviado por Katilene Willms Labes

O texto acima foi extraído do livro "Eu sei, mas não devia", Editora Rocco - Rio de Janeiro, 1996, pág. 09.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Criatitude no Sínodo Nordeste Gaúcho

   No dia três de setembro 53 lideranças de trabalhos com jovens do Sínodo Nordeste Gaúcho se reuniram para formação. O encontro aconteceu no Instituto de Educação Ivoti, na cidade de Ivoti/RS. Neste o grupo avaliou as atividades locais e sinodais de jovens, e buscou planejar novas ações. Como forma de fortalecer o trabalho de jovens o grupo assumiu o compromisso com o Mês de Missão da JE, que tem como tema Criatitude: Jovens pelo cuidado com a criação
   Como resultado do encontro cada paróquia levou propostas de ações e de mobilização de recursos para projetos sociais e para o Rio + 20.
    As atividades foram assessoradas pela Fundação Luterana de Diaconia e por estudantes da Faculdades EST, e foi organizado pela Coordenação da Juventude do Sínodo .

     Fica o desafio, assuma também no seu Sínodo o compromisso com o Criatitude.

     Seja criatituteir@ e faça parte deste movimento.


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O que deixaremos?


Nossas atitudes fazem a diferença...


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Encontro de lideranças jovens no Sínodo Nordeste Gaúcho

No dia três de setembro acontecerá o encontro sinodal de lideranças jovens do Sínodo Nordeste Gaúcho, no Instituto de Educação Ivoti, cidade de Ivoti (RS).

O encontro terá como tema do mês de Missão da Juventude: Criatitude,  e será assessorado pela Fundação Luterana de Diaconia.

Confira mais informações e fotos no blog e no www.fld.com.br

Criatitude - Jovens pelo cuidado na criação. Investir na juventude é investir em trasformação social.

Download: Cartilha Criatitude